rs_slogan
rs_boletim2
rs_compartilhe

Notícia

Evento Gratuíto: O Futuro do Jornalismo Investigativo e as Fake News.

01/07/2020 às 11hs

A reportagem investigativa apura o que se quer ocultar, desvendando segredos, fraudes e corrupção. O imediatismo dos meios digitais pode prejudicar a checagem detida dos fatos. Informação e desinformação constantemente se confundem e fake news podem tanto indicar comportamentos criminosos que devem ser punidos quanto conteúdos errados publicados pela imprensa ou disseminados pela população.

A liberdade de expressão é um valor fundamental da democracia. Seus pilares são a liberdade de opinião do cidadão e a liberdade de imprensa. Errar é humano e exercer a liberdade de expressão não está livre de erros. Proibir a veiculação de conteúdo jornalístico ou da opinião do cidadão que desagrade políticos ou autoridades para evitar fake news poderá levar à censura prévia, ao arbítrio e controle estatal da informação. Neste cenário, dois grandes expoentes do jornalismo investigativo discutirão quais os desafios, limites, rumos e riscos envolvidos no futuro da profissão e da liberdade de expressão.

Moderador:

PROF. ANTONIO CARLOS RODRIGUES DO AMARAL

Doutor e Mestre (USP). LL.M., ITP (Harvard). Visiting Scholar (Columbia). Professor de Direito e integrante do Comitê Estratégico do Mackenzie Integridade - Centro de Estudos Avançados em Políticas de Integridade e Políticas Públicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheiro do CONJUR da FIESP e do CSD da Fecomercio SP. Acadêmico da Academia Paulista de Direito (APD), da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) e da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT). Consultor Jurídico em Nova York. Consultor em Direito Estrangeiro na Flórida. Advogado internacional e empresarial.

Expositores:

FLÁVIO FERREIRA

Mestre em jornalismo pela Columbia University (EUA) e advogado formado pela USP. É repórter da Folha de S.Paulo especializado na cobertura da Justiça e de grandes casos de corrupção como Lava-Jato, Mensalão e Operação Castelo de Areia. Ministrou cursos de Investigação de Corrupção na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). É detentor de prêmios internacionais do Instituto de Prensa y Sociedad (IPYS), da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa) e do Trace Prize for Investigative Reporting. No Brasil, foi vencedor do Grande Prêmio Folha de Jornalismo e do Grande Prêmio CNT, entre outros.

SÉRGIO SPAGNUOLO

Graduado em Jornalismo pelo Mackenzie e Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP. É fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab. É Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). Foi Tow-Knight fellow for Entrepreneurial Journalism na City University of New York e Knight Fellow do International Center for Journalists (ICFJ) no programa "A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America". Foi editor e é consultor do site brasileiro Aos Fatos. Já atuou nas agências Reuters e Mergermarket (ex-Pearson/Financial Times Group) e portais Yahoo News e Estadao.com.

Inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_7nE8fFwfQK-3ZM5-VLo2RA

Assista também pelo youtube: Série Diálogos Globais https://www.youtube.com/channel/UCT8WHphAr1Pnk1jafrK57gQ

Fonte: Ag. Lex Magister
Produtos Online


Esqueci minha senha

b_teste_gratis
pixel